Na noite desta quinta-feira, 14, o prefeito Agnaldo Perugini se reuniu em seu gabinete com representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e da empresa PARR CONSULT Consultoria e Gestão de Negócios, para falar sobre o projeto de revitalização do Distrito Industrial de Pouso Alegre e propor uma parceria que seja benéfica as empresas, o Município e o Estado.
Participaram da reunião os analistas de projetos da FIEMG, Carlos Magno Cardoso da Silva e Victor Hugo Maia da Silva, Paulo Ângelo Carvalho Souza, da PARR CONSULT e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, Alexandre Fleming Sirolli e de Obras e Serviços, Virgílio Rennó.
Pouso Alegre foi uma das cidades escolhidas pelo Governo Estadual para receber a aplicação do Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais em 2016. Em todo o Estado serão investidos aproximadamente R$30 milhões, sendo beneficiados 13 municípios.
Perugini destacou os incentivos às empresas. “Trabalhamos com incentivos tanto na instalação das empresas, como para que elas se estabeleçam na cidade, levando em consideração o momento econômico que o país vive. Queremos unir esforços para juntos trabalharmos em prol do Distrito Industrial”.
A partir desta reunião será editado um projeto visando atuar em conjunto para que a comunidade industrial local esteja articulada, apresente suas demandas e trabalhe em parceria com o poder executivo municipal e estadual.
Atualmente o Distrito Industrial de Pouso Alegre é composto por 19 empresas, que buscaram aumentar sua produtividade e ampliar a capacidade nos últimos anos, contando sempre com o apoio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre. Por isso a importância desta união de esforços, para que o Executivo Municipal tenha mais autonomia e possa trabalhar de forma efetiva pelo Distrito Industrial, que hoje funciona administrado pela Codemig.
Outras ações na área
Alexandre ressaltou que a Prefeitura não tem medido esforços para facilitar na abertura de novas empresas no nosso município, levando cerca de cinco dias o processo. “Além disso, nos últimos anos nossa cidade se destacou por seu desenvolvimento, atraindo empresas de grande, médio e pequeno porte, gerando emprego e renda, oferecendo mais oportunidades e ao mesmo tempo garantindo qualidade de vida aos cidadãos”.
Ele enfatizou ainda a escolha de Pouso Alegre para sediar o Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FOPEMIMPE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. “Essas são ações importantes, que valorizam as empresas e que demonstram a preocupação e disposição de Pouso Alegre em buscar melhorias na área”.
O prefeito finalizou enfatizando que Pouso Alegre está mantendo o diálogo constante com o Governo do Estado, com o intuito de buscar mais investidores para a cidade e fomentar políticas públicas que atraiam estes investimentos. “O fato de estarmos próximos das principais rodovias do país e a possibilidade de instalação de um Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros colocou Pouso Alegre ainda mais em destaque, atraindo olhares de todo o Brasil e do mundo”.