Nada Mudou: Andarilhos continuam espalhados por toda cidade

Uma das propostas do Prefeito Rafael Simões trazia uma verdadeira operação de higienização do centro da cidade com a retirada dos andarilhos da cidade

Um dos temas mais de­­batidos na campanha eleitoral do ano passado foi a presença significativa de andarilhos pelas principais ruas e praças do centro da cidade. Pouso Alegre cresceu muito nos últimos anos e naturalmente foi se tornando um ponto de concentração de andarilhos também de cidades vizinhas.

O Prefeito Rafael Simões prometeu uma força tarefa para a retirada desses andarilhos das ruas da região central da cidade. O que se nota pelo centro é que eles continuam nas ruas em situação de total vulnerabilidade e sem o atendimento adequado da assistência social.

O tema é complexo, tratam-se de seres humanos, renegados pela sociedade ao abandono e que tem o direito assegurado pela lei de receber da administração municipal todos os cuidados necessários para que tenham uma vida digna.

No começo do ano instalou uma polêmica entre Prefeitura e Pastoral de Rua, a administração alegou que não iria pagar o aluguel da sede da entidade que presta serviços relevantes para essas pessoas em condição de rua. Após grande comoção da sociedade, o Prefeito voltou atrás e aceitou pagar o pequeno valor do aluguel.

Não pode ficar apenas nas promessas, a questão é séria, complexa e exige transparência das ações da Prefeitura com essas pessoas, elas não podem ser maltratadas e não “lixos urbanos”, são pessoas que precisam ser tratadas com dignidade.