Prefeitura faz apelo à comunidade para auxiliar na preservação e cuidado com os equipamentos e que a mesma denuncie as ações destrutivas
A Prefeitura de Pouso Alegre vem a público manifestar sua preocupação com os recentes atos de vandalismo que têm atingido os playgrounds infantis espalhados pela cidade. Ações destrutivas, como o incêndio no parque localizado próximo à Mina João Paulo, e o corte da rede de escalada no playground do Colinas de Santa Bárbara, têm prejudicado não apenas o patrimônio público, mas, principalmente, o direito das crianças ao lazer e ao bem-estar.
Infelizmente, é comum que os agressores desses equipamentos sejam tanto adolescentes quanto adultos que não compreendem a importância desses espaços para o desenvolvimento e a segurança das nossas crianças. As áreas de recreação infantil são projetadas para oferecer um ambiente seguro e saudável para o lazer, o que torna os atos de destruição ainda mais preocupantes, pois comprometem a diversão e o direito de muitos a um espaço adequado para brincar e interagir.
A Prefeitura reforça que a manutenção dos playgrounds é custeada com recursos públicos e que os danos causados pelos atos de vandalismo geram custos adicionais à comunidade, além de retardar a recuperação dos espaços para o uso das crianças. Ao longo do último mês, foram registrados vários outros episódios de depredação, demonstrando que é urgente uma conscientização sobre a importância do respeito a esses equipamentos e à coletividade.
A administração municipal solicita o apoio de todos para preservar os espaços públicos, denunciando atitudes de vandalismo e incentivando a convivência respeitosa no uso dos equipamentos. O lazer infantil deve ser visto como uma prioridade, e a destruição dos brinquedos não apenas atrapalha as crianças, mas também afeta negativamente toda a cidade. Ressalta-se que os playgrounds são projetados para serem usados por crianças e assim deve ser, não tendo seu uso para adolescentes e adultos.
Denúncias:
Caso presencie ou tenha conhecimento de atos de vandalismo em playgrounds, a população pode fazer denúncias anônimas através do 190, podendo ser de forma anônima.