IFSULDEMINAS abre mais de 3 mil vagas para ingresso de novos estudantes em cursos técnicos e superiores em 2025

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa que foram publicados, na segunda-feira (16), os editais do Vestibular 2025/1º Semestre. Ao todo, são oferecidas 3.606 vagas em 83 cursos presenciais e a distância (EaD), sendo 28 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 12 cursos técnicos subsequentes (pós-Médio), 42 cursos superiores e 1 curso técnico concomitante, todos gratuitos. As aulas têm previsão de início no 1º semestre de 2025, de acordo com o calendário de cada campus, ainda a ser divulgado.

As oportunidades são para os oito campi do IFSULDEMINAS, localizados nos municípios mineiros de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Neste vestibular há cursos presenciais e cursos superiores a distância.

Para os cursos EaD, são 450 vagas distribuídas para Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Letras-Português, nos polos Machado, Muzambinho, Alterosa, Campo Belo, Ilicínea, Passos, Santa Rita de Caldas e Bragança Paulista (SP).

Inscrição

O período de inscrição no vestibular do IFSULDEMINAS vai de 16 de setembro a 14 de novembro e, para realizá-la, o candidato deverá acessar os links no site: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php

Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores no valor de R$ 40,00. Para a seleção dos cursos técnicos integrados e curso técnico subsequente em Enfermagem, a taxa de inscrição será de R$ 20,00.

Finalizada a inscrição no sistema, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de Inscrição, e pagá-la em qualquer agência bancária ou lotérica. O prazo final de pagamento é dia 18 de novembro, horário do expediente bancário.

Para os cursos subsequentes, com exceção do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem, e concomitante, não haverá cobrança da taxa de inscrição.

Pode solicitar o não pagamento da taxa de inscrição o candidato que tiver renda familiar, por pessoa da família, igual ou inferior a 1 salário mínimo e tiver concluído o Ensino Fundamental (no caso dos alunos que irão ingressar no ensino técnico integrado) ou o Ensino Médio (no caso dos ingressantes em cursos de graduação) em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. Além de cumprir esses requisitos, para pedir a isenção, o candidato deverá preencher o formulário.

Seleção

A seleção para os cursos de nível técnico integrado e curso técnico subsequente em Enfermagem será por meio de prova presencial (no dia 08/12), com 50 questões de Português e de Matemática.

Já para os cursos técnicos subsequentes e concomitante, exceto o curso técnico subsequente em Enfermagem, a forma de seleção será sorteio.

Para o Ensino Superior, o candidato poderá optar entre realizar a prova presencial (no dia 08/12) ou usar a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo as edições de 2016 a 2023 (as vagas disponibilizadas pelo SiSU serão ofertadas em edital próprio).

Ações Afirmativas

Metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).

Para ocupar qualquer uma das vagas reservadas, o candidato precisará comprovar que atende aos requisitos obrigatórios de cada uma das modalidades de ação afirmativa, como: escolaridade, renda e deficiência. Essa comprovação deverá ser feita no momento da matrícula por meio da apresentação de documentação específica. Além disso, os candidatos autodeclarados negros ou pardos serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar.