Evento gastronômico “Confraria do Porco” é realizado na Univás

A Univás, em parceria com a Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (ASEMG) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), realiza nesta segunda-feira, dia 24 de junho, a Confraria do Porco. “O evento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Restaurantes de Pouso Alegre.

Para o curso de Nutrição é muito engrandecedor, principalmente, para as áreas de produção e técnica. Então, é uma parceria enriquecedora, não somente para o curso, mas para toda a universidade”, avalia a professora, Carol Brasil.
O evento começou às 14h e a proposta da Confraria do Porco é levar aos universitários da Univás, chefs, cozinheiros e donos de bares e restaurantes a capacitação a respeito da versatilidade, competitividade comercial e sabor da carne suína.
A confraria contou com a presença do engenheiro de alimentos, Marcos Bizinella, consultor da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). “É um momento feliz para a carne de porco no país. Ela está em franco crescimento e conseguiu atingir a alto-gastronomia, que está divulgando muitos novos cortes. Dessa forma, saímos, juntamente com o chefe Fagner, fazendo esses cortes para apresentar para às pessoas que trabalham no ramo gastronômico e universitários. Fazemos esses eventos para mostrar o novo modelo de cortes de carne suína”, explica Marcos.
No curso, os participantes aprendem todos os cortes possíveis de uma carcaça suína; localização exata dos cortes e como eles impactam no sabor dos pratos; vantagem financeira do uso da proteína; insight para a criação de pratos criativos, saborosos e interessantes economicamente; e ainda participam de uma degustação de pratos à base de carne suína.