Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes, realizou o encerramento da Campanha Maio Amarelo, um movimento internacional voltado para a redução de acidentes de trânsito. Ações de conscientização são realizadas ao longo do ano, e o mês de maio é especialmente dedicado a intensificar essas atividades, incluindo blitzes educativas, conscientização nos semáforos, palestras e outras iniciativas.
Durante o evento, alunos de escolas municipais e estaduais fizeram apresentações sobre o tema, que também foi abordado nas escolas pelos profissionais da educação e em palestras realizadas pela equipe de trânsito, com o auxílio de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a EPR Sul de Minas e outros.
O Prefeito Coronel Dimas destacou que “a prevenção de acidentes no trânsito é uma responsabilidade coletiva que depende de nossas ações diárias. Cada um de nós tem um papel crucial nesse cenário, especialmente nós, adultos. Devemos ser exemplos para as crianças, demonstrando e ensinando comportamentos seguros que serão vitais para o futuro delas. E, crianças, saibam que mesmo pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Dentro de seus lares, vocês podem ser agentes de conscientização. Juntos, podemos criar um ambiente onde a segurança e a responsabilidade são prioridades.”
O intuito é que as crianças possam ser multiplicadoras desse conhecimento em suas casas, fazendo com que seus familiares estejam mais atentos para reduzir os riscos de incidentes no trânsito.
O Maio Amarelo busca promover a reflexão de cada indivíduo sobre o comportamento no trânsito, seja ao caminhar, pedalar, dirigir ou utilizar o transporte público, sempre considerando a própria vida e a dos outros usuários das vias.
A campanha contou com a parceria de diferentes áreas da Prefeitura e diversos órgãos e entidades, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, o Exército, a Delegacia de Trânsito, o Corpo de Bombeiros, a Arteris, o Grupo Celinho, a Associação das Autoescolas, a ACIPA, o SEST SENAT, a EPR Sul de Minas, Grupo Tora, Grupo Elas que Inspiram e Autoescolas.