Em Plenária do Partido dos Trabalhadores, que ocorreu no último sábado, Os filiados aptos a votar, escolheram o médico Antônio Marcos Coldibelli para ser o pré-candidato do partido à Prefeitura de Pouso Alegre nas eleições de 2024. Esta é a primeira pré-candidatura definida no município.
Além do médico, concorria à indicação a psicóloga Maria Tereza, que foi candidata a deputada estadual nas últimas eleições, que levou 31 votos dos filiados locais do partido contra 61 de Coldibelli.
A indicação de Coldibelli em Pouso Alegre é parte da estratégia nacional do Partido dos Trabalhadores para as eleições do ano que vem. O partido pretende lançar pré-candidaturas o mais cedo possível, onde houver consenso, com foco nas capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes.
A ideia é que a sigla possa ter mais tempo para fortalecer seus nomes, quebrar resistências locais e evitar ruídos com sua instável base no Congresso Nacional.
Para ser confirmado como postulante da sigla à Prefeitura, o médico ainda terá que ser submetido à convenção partidária que será realizada entre 20 de julho e 5 de agosto do ano que vem.
Como o PT integra uma federação com os partidos PV e PCdoB, a possível candidatura de Coldibelli também precisará da chancela dessas legendas.