O Departamento Municipal de Saúde iniciou ciclo de capacitações mensais para profissionais da atenção primária. É o Projeto Saúde em Rede.
No estado, 851 municípios aderiram à iniciativa do Governo de Minas, que investiu R$ 105 milhões em incentivos financeiros para os territórios que apoiam o projeto. O valor do recurso variou de acordo com fatores socioeconômicos.
O Saúde em Rede é um projeto de educação permanente com o objetivo de estruturar e integrar as ações de saúde realizadas na Atenção Primária com as ações realizadas na Atenção Especializada.
Na prática, essa integração entre os diferentes níveis de atenção possibilita o usuário ser melhor assistido, porque permite compreender a condição de saúde da pessoa de forma integral.
Baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, o projeto reúne um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.
Os municípios que aderiram ao projeto assinaram um termo de compromisso e, em seguida, indicaram os tutores, que são os profissionais responsáveis por aprender os novos processos de trabalho e suas tecnologias. Assim que iniciam a formação, os tutores municipais multiplicam esses conhecimentos com os profissionais no município.
Em Inconfidentes, as tutoras são as servidoras Lilian Maysa Luz Zuccari e Edaiane Rozalia Serapião.