iniciativa popular cria centro de apoio e convivência no Vergani

Uma iniciativa popular criou no bairro Cidade Vergani, em Pouso Alegre (MG), um centro de atividades, convivência e acolhimento voltado para os moradores. A Casa Bem Viver foi inaugurada neste sábado, 29, às 14h, com uma série de atividades culturais e de lazer gratuitas na praça central do bairro. O evento contará ainda com uma feira livre.

O centro foi criado e idealizado pelo coletivo Bem Viver. De acordo com o grupo, a ideia é fomentar “relações sociais que privilegiem a vida comunitária, possibilitando a criação de vínculos sociais a partir da produção e compartilhamento de conhecimento e cultura”.

Para Lívia Macedo, uma das lideranças do movimento, uma sociedade mais justa passa por essa construção social. “Nós somos um movimento que acredita que a transformação da sociedade, ela se dá com essa luta, que fortalece a vida comunitária”, propõe.

O que é a Casa Bem Viver?

Segundo o movimento, trata-se de um espaço de encontro, aprendizado, trocas culturais e artísticas, debates sobre sociedade e política, cuidados com saúde e acolhimento das famílias do bairro em suas necessidades.

A casa vai oferecer atividades culturais, aulas, cursos e oficinas para a comunidade, sempre com base em parcerias firmadas pelo movimento. Além disso, ela tem uma biblioteca e espaço para estudo aberta nas terças e quintas, das 13h às 16h.

Tem até um cantinho para promover a saúde: a ‘Farmácia Viva’, que vai disponibilizar para os moradores ervas naturais. Renata Queiroz, profissional aromaterapeuta, vai realizar atendimentos terapêuticos e fará, também, a orientação sobre o uso das ervas medicinais.

Outra preocupação da Casa é o acolhimento das mães. Para garantir que elas possam participar das atividades, o centro conta com uma brinquedoteca voltada para as crianças.