A Prefeitura de Machado, através do Prefeito Maycon Willian, sancionou uma lei para aumentar em 78% o repasse para os Ternos de Congadas de Machado, uma ação realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo por meio do Sistema Municipal de Cultura com apoio do Poder Legislativo. O Prefeito recebeu o Presidente da Associação dos Congadeiros, Claudio Carvalho, para anunciar essa grande notícia. O valor passará de 4 mil e 200 reais para 7 mil e 500 reais para cada terno de congo.
As despesas atendem na manutenção dos 19 grupos culturais como fardamento, aquisição e manutenção de instrumentos, transporte, apresentações culturais e apoio aos arrachamentos (aluguéis de casas e alimentação) que acontecem durante as festividades de São Benedito.
A valorização da tradição e cultura da Festa de São Benedito é fundamental, por isso o comprometimento em manter viva essa tradição tão importante para a comunidade machadense.
A Festa de São Benedito é uma importante riqueza do município, que representa a história, religiosidade e manifestações culturais dos povos. A congada, que é intenção primordial da festa, carrega importantes significados, surgindo, na zona rural, como demonstração de alegria e resistência dos escravos durante o século XIX.
O aumento do repasse também é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos congadeiros, que mantêm viva a tradição e a cultura de Machado, além de incentivar a continuidade desse trabalho tão importante.
Com essa ação, Machado reafirma sua identidade cultural e sua história, valorizando os Ternos de Congadas da cidade e o grupo de Caiapó.
As congadas de Machado são registradas no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) e a Festa de São Benedito é protegida como patrimônio cultural imaterial.
A 107ª Festa de São Benedito de Machado acontece de 18 a 29 de agosto de 2023.