Prestação de Contas na Câmara apresenta “situação delicada” para as finanças do Iprem

Na tarde de segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Pouso Alegre recebeu uma audiência pública de Prestação de Contas. A reunião foi comandada pela Comissão Permanente de Administração Financeira e Orçamentária.
A reunião apresentou os números do 3º quadrimestre da Câmara Municipal, Prefeitura e Instituto de Previdência – Iprem. Porém, mais uma vez, o destaque da reunião ficou para as contas do Iprem.
A diretora-presidente do IPREM, Fátima Belani, iniciou a apresentação destacando que a autarquia está bem organizada. “A carteira total de investimentos teve rentabilidade de mais de R$ 12,6 milhões em 2022”, disse Fátima.
Apesar disso, segundo ela, o Instituto ainda apresenta situação financeira delicada.
Em 2023, o déficit atuarial do Instituto, sem o plano de equacionamento, é de R$ 1,4 bilhão. Entre os motivos para o déficit, estão as aplicações em fundos de investimentos considerados “estressados” que foram realizadas durante a gestão passada do Iprem (2013 a 2018), a redução na quantidade de servidores ativos, crescimento dos valores médios de proventos de aposentadorias e pensões, além do aumento na expectativa de vida dos brasileiros.
Na oportunidade, os vereadores colocaram suas preocupações sobre a situação do Instituto, e ouviram o posicionamento do Iprem sobre possíveis alternativas para resolver o problema.