Dados da prévia do Censo 2022 divulgados em dezembro de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Extrema está entre as 51 cidades do Sul de Minas que apresentaram aumento populacional. Segundo o IBGE, Extrema tem agora 53.520 habitantes. São 15.871 moradores a mais do que a estimativa de 2021 apontava.
Ao contrário de Extrema, o levantamento parcial apontou também que 113 municípios da região tiveram redução no número de habitantes.
Além disso, os dados divulgados apontaram desempenho positivo no índice do Produto Interno Bruto (PIB) e também da taxa de empregabilidade no município. De acordo com o IBGE, Extrema se destacou em relação aos 155 municípios que compõem a região Sul de Minas. O município obteve o maior PIB que é de R$ 11,49 bilhões.
As cidades de Pouso Alegre e Extrema obtiveram destaques referentes aos índices de geração de empregos no último ano. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) em outubro. De acordo com as informações, o número de vagas criadas em outubro garantiu a Pouso Alegre o primeiro lugar no Sul de Minas, com 2.454 novos postos de trabalho, enquanto Extrema vem logo atrás com 2.151 empregos criados.
Na avaliação do presidente da Câmara Municipal de Extrema, vereador Sidney Soares Carvalho (Walderrama), a divulgação prévia dos dados mostrou que esses números poderão aumentar ainda mais após a finalização do Censo 2022.
Os agentes do IBGE estão em campo coletando dados para o Censo desde agosto de 2022 e continuarão o trabalho durante o mês de janeiro deste ano. O levantamento está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia e de cortes orçamentários.