Promovido pelo SESI/FIEMG, o SESI INOVA fomenta o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores da indústria mineira. A cada edição, a iniciativa propõe novos desafios, que devem ser solucionados pelos participantes por meio da inovação tecnológica e da promoção de soluções inovadoras para a segurança e saúde na indústria, promovendo o aumento da competitividade e da produtividade industrial em um cenário global. São 5 milhões disponíveis para os projetos aprovados.
Localizada na cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas, a Berry Global produz tecido não tecido, o TNT, que é produzido a partir de fibras que são aglomeradas e fixadas, não passando pelos processos têxteis convencionais, como a tecelagem e a fiação. Usado na fabricação de máscaras higiênicas, fraldas, tecido para cobertura de lavouras e até jalecos hospitalares, a matéria prima do TNT é o polipropileno (resina termoplástica produzida a partir do gás propileno, um subproduto da refinação do petróleo).
“Apresentamos um projeto de inovação tecnológica relacionado à melhoria ergonômica de um dos nossos processos. No processo de estudo das oportunidades e possíveis melhorias aplicadas, já obtivemos um ganho de conhecimento no processo como um todo muito relevante. E para coroar nossos esforços, fomos selecionados entre os cinco projetos neste primeiro ciclo e já iniciamos os processos entre SESI e empresa para darmos início a inovação tecnológica que, com certeza, trará melhorias para nossas condições de trabalho e aumentará nossa eficiência. Além de apoio financeiro, o SESI nos oferece uma grande bagagem tecnológica através de seus engenheiros e especialistas”, pontuou o Gerente de EHS da unidade Berry de Pouso Alegre, Samuel Martins.
A Ergonomia tem o objetivo de apoiar a indústria na identificação, redução e monitoramento do risco ergonômico. Assim, é possível reduzir os afastamentos por motivos osteomusculares e alinhar a produtividade, saúde e desempenho dos trabalhadores.
O Centro de Inovação SESI Ergonomia faz parte de uma rede de nove Centros de Inovação do SESI com atuação nacional com especialidades em áreas transversais em Segurança e Saúde no Trabalho. Em Minas Gerais as soluções em ergonomia são desenvolvidas por uma rede de 13 unidades de SST distribuídas no estado e conta com equipe técnica altamente qualificada e tecnologia de ponta. Além de parcerias estratégicas com universidades, institutos de pesquisas nacionais e internacionais de diferentes expertises e tecnologias. Tudo para atender as exigências da indústria 4.0.