Em apenas três dias, a média diária de novos casos de Covid-19 em Pouso Alegre passou de 116 para mais de 300. Entre 10 e 12 de janeiro, o município registrou mais 902 pessoas contaminadas com o vírus.
O número de casos diários registrado na cidade já é muito semelhante ao reportado no pior momento da pandemia, entre os meses de março e abril de 2021.
Com a subida exponencial de casos, mesmo com a vacinação em massa reduzindo o impacto da doença, a pressão sobre os hospitais já começa a ser sentida. Há três dias, o município tinha apenas 8 pessoas internadas por conta da Covid-19. No dia 12 de janeiro, já eram 22.
Do total de pacientes, 16 estão em leitos clínicos, sendo 8 de Pouso Alegre e 8 de outras cidades da região. Outros seis estão internados em UTIs, sendo 4 de Pouso Alegre e 2 de outros municípios.
A ocupação relativa dos hospitais nas alas destinadas à Covid ainda é baixa: 40% na enfermaria e 20% nas UTIs, mas o aumento de internações nos últimos dias demonstram que a enorme quantidade de novas contaminações podem voltar a deixar os sistema de saúde sob intenso estresse.
Apesar de menos agressiva, a variante ômicron tem uma taxa de transmissão muito elevada e isso começa a se refletir em números de novos casos. Cidades próximas a Pouso Alegre já começaram a implantar medidas restritivas, para tentar conter o avanço da Covid-19.