Secretaria de Saúde de Poço Fundo confirma detecção de casos de infecção conjunta de gripe e Covid

A Secretaria Municipal de Poço Fundo informou na manhã desta quarta-feira (5) que dois casos de infecção conjunta de gripe e covid-19 ao mesmo tempo de moradores do município foram detectados por um laboratório da cidade. Segundo a prefeitura, esses casos foram detectados nesta terça-feira (4). (Entenda mais abaixo o que é a infecção conjunta de gripe e Covid-19)
Ainda conforme o comunicado da secretaria, divulgado no perfil oficial da Prefeitura de Poço Fundo, um outro caso, detectado na segunda-feira (3) é de uma paciente da cidade de Machado (MG).
A chamada dupla contaminação é constatada quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo. Ela foi apelidada de “flurona” (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus) na imprensa internacional, mas o termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.

A dupla contaminação é normal?
Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explica que ter uma contaminação dupla (por dois vírus) não é algo raro. “Quando temos duas epidemias simultâneas, a chance de positivar os dois vírus é grande”, diz.
Entretanto, quase nunca a pessoa está infectada pelos dois vírus. O infectologista explica que é preciso separar a coinfecção da codetecção.
“Os métodos para identificar vírus no nosso corpo, como o teste PCR, são muito sensíveis. Eles detectam facilmente pedaços do vírus que não necessariamente estão trazendo infecção ou doença para o indivíduo. Essa codetecção é muito frequente, mas não significa que os dois vírus estão agindo no corpo”, diz o infectologista.