Prefeitura investirá em sistema de asfaltamento a frio para melhorar malha viária da cidade

Segundo o prefeito Rafael Simões, sistema se adapta melhor ao piso da cidade, além de proporcionar menor custo de execução

A Prefeitura de Pouso Alegre firmou parceria com a AMARP (Associação dos Municípios da Microrregião do Rio Pardo), onde a um custo baixo serão realizadas diversas obras de asfaltamento nos bairros urbanos e rurais.

A Lei que autoriza o Governo Municipal firmar convênios de consórcios com municípios da região foi aprovada em sessão extraordinária na Câmara Municipal, ocorrida no mês de janeiro.

Em entrevista concedida a TV Câmara nesta semana, tanto o prefeito Rafael Simões quanto o  presidente  AMARP, o prefeito de Caldas, Ulysses Guimarães (PTB),  fizeram questão de explicar a parceria com Pouso Alegre para executar grandes obras de asfaltamento.

Segundo Ulysses, o sistema a ser utilizado é o de asfaltamento a frio, já utilizado em Caldas e que possui grande durabilidade e um custo menor do que o sistema convencional de asfaltamento a quente. Inicialmente serão 30.000m2 de asfaltamento a frio e posteriormente serão contratadas as quantidades necessárias conforme a demanda.

Durante a entrevista, o prefeito Ulysses Guimarães fez questão de salientar importância do vereador e líder do prefeito na Câmara, Rodrigo Modesto (PTB) que esteve em Caldas para verificar o trabalho desenvolvido naquela cidade, bem como a qualidade do sistema de asfaltamento a frio e apresentar ao prefeito para que a parceria entre Pouso Alegre e AMARP pudesse ser concretizada.

Qual a diferença entre os processos?

Segundo explicações, o asfalto a frio adere melhor ao piso, já que este parece um chiclete e gruda no solo e não quebra como o asfaltamento a quente, convencionalmente utilizado na pavimentação da malha viária em quase a totalidade das cidades. Sua aplicabilidade exige menor número de pessoas no trabalho, já que é aplicado através de usina móvel, menor tempo para a liberação de tráfego na via, reduz em até 50% o tempo de aplicação em relação ao sistema convencional e sua aderência se dá pela compactação.

Serviços

A primeira via a ser pavimentada dentro deste consórcio será a Avenida Agripino Rios até a altura do CAIC Árvore Grande e como ainda estamos no período chuvoso, as ações iniciais deverão ser de recapeamento de vias urbanas.

Mas o prefeito Rafael Simões anunciou que um estudo já foi realizado sobre a viabilidade de utilização deste processo em algumas estradas rurais e tão logo passe o período chuvoso, os trabalhos deverão começar pela estrada do distrito do Pantano que receberá asfaltamento, colocando fim a espera de mais de 40 anos dos moradores daquela localidade.

A AMARP

A Associação dos Municípios da Microrregião do Rio Pardo (AMARP) é uma associação de mais de 30 anos, que no ano de 2016 foi transformada em Consórcio Público Multifinalitário que tem como principal atividade a parte de infraestrutura para os municípios. A parte de maquinários para atender principalmente a zona rural e as obras de infraestrutura de todo o município, tendo como carro chefe a usina de asfalto de micro revestimento asfáltico a frio, que atende não só as vias da área urbana, bem como a zona rural com disponibilização de equipes técnicas para fazer a base de estradas vicinais.