Cervejaria Doktor Bräu inaugura fábrica em Pouso Alegre

Investimento nas modernas instalações foi de R$4,5 milhões

A Doktor Bräu Cervejas Especiais (www.doktorbrau.com.br) veio ao mundo em 2015, pelas mãos de um médico, Nuberto Hopfgartner, e de um farmacêutico, Fernando Evans, e desde então não parou de crescer. Tanto é que apenas 2,5 anos após o seu nascimento, a cervejaria acaba de inaugurar sua fábrica na divisa entre Congonhal e Pouso Alegre (MG). Com um investimento de R$4,5 milhões, as novas instalações  têm 3.000m2 de área construída em um terreno de 16.000m2 e incluem sede administrativa (400m2), área produtiva (350m2), Hospício pub e gift shop (150m2), e estacionamento para 50 carros. O padrão almejado para o empreendimento compara-se ao das cervejarias norte-americanas, que fazem da visitação um passeio extremamente agradável. “A intenção da Doktor Bräu é criar um ponto turístico para os apreciadores de cervejas artesanais por meio de uma experiência completa na arte cervejeira – cursos, degustação, harmonização, uma vista relaxante – para que eles saiam da fábrica como fãs da marca, com camisetas, bonés, canecas e copos especiais, cheios de alegria e com histórias para contar”, destaca Hopfgartner.

O local foi escolhido após cuidadosa avaliação mostrar que o consumo de cerveja artesanal da região está crescendo muito.  E a Doktor Bräu não é a primeira cervejaria a se instalar por lá:  entre 1899 e 1918,  a “Austríaca” produzia a bebida com a água mais pura da cidade: a do chafariz que ficava atrás da Catedral. Coincidentemente, quase um século depois, a localidade volta a abrigar uma cervejaria com a mesma origem, pois a Doktor Bräu nasceu após pesquisas feitas pelos Hopfgartner – o significado do nome alemão é “jardineiro de lúpulo” – que decidiram resgatar a tradição secular dos antepassados austríacos de uma maneira mais urbana: ao invés de plantar lúpulo, produzir cerveja. O nome? Uma referência aos seus fundadores (Doktor) e ao próprio negócio, bebida fermentada ou fermentação cervejeira, que em alemão é Bräu.

Investimento, faturamento, produção – Com um investimento inicial de R$300 mil em 2015 e retorno em 12 meses (faturamento de R$800 mil/2016),  a Doktor Bräu encerra 2017 com  faturamento de R$1,2 milhão. Se em seus primeiros três meses de vida produzia 2.000 litros mensais, a situação atual é bem diferente: 15.000l/mês, e a expectativa de chegar a 40.000/mês no final de 2018. De acordo com Hopfgartner, a cervejaria tem hoje cerca de 300 pontos de venda em SP, MG, RJ, GO, MT, MS, BA, RN, AM, PR, RS e DF que são, na maioria, bares especializados em cervejas artesanais. E isso não é tudo: neste final de ano, a Doktor Bräu iniciou seu movimento para chegar ao varejo, já entrando em alguns supermercados de Minas Gerais. Se você quiser saber em que bares encontrar as cervejas, é só consultar o app BRevo (Apple Store ou Google Play).

Rótulos –  Atualmente a Doktor Bräu conta com seis linhas regulares: PsicótIPA (American IPA com aromas cítricos);AnesthesIPA (Imperial IPA); Soro N’Aveia (Summer Ale com aveia); MedikaMenthus (APA com hortelã); HemorragIPA (Red IPA com hibisco) e WitaMina (Witbier com adição de camomila, erva cidreira, semente de coentro e casca de laranja) – qualquer semelhança com nomes do universo médico-farmacêutico não é mera coincidência. A elaboração de novos produtos obedece ao desejo de inovação dos sócios, além das tendências de mercado e da influência dos cervejeiros, e os lançamentos são frequentes para seduzir o público e levá-los a novas experiências. Ah, e vale mencionar que as artes dos rótulos são criadas pela ilustradora Tami Hopfgartner em seu estúdio em Vevey, na Suíça.

Esta aí uma excelente dica para os amantes de cervejas artesanais e também para aqueles que ainda não conhecem este delicioso sabor. VAle a pena conferir!!!