A empresa do setor farmacêutico lançou a Pedra Fundamental de construção da unidade e deve começar a produzir no início de 2018, gerando 150 empregos diretos.
Esta quinta-feira, dia 28 de julho de 2016, se torna uma data histórica para Pouso Alegre, no Sul de Minas. Foi lançada a Pedra Fundamental de construção da primeira fábrica na América Latina da ACG, gigante indiana da indústria farmacêutica. A ACG é a segunda maior fabricante de cápsulas vazias do mundo. A unidade de Pouso Alegre começará a operar no início de 2018, gerando cerca de 150 empregos diretos, com investimento inicial de R$ 50 milhões.
O prefeito Agnaldo Perugini deu as boas vindas aos novos parceiros de Pouso Alegre e desejou sucesso na cidade. O prefeito lembrou que quando assumiu a Prefeitura tinha os ideais de alavancar o desenvolvimento municipal. Citou que não bastava a cidade estar estrategicamente localizada, se sua administração não buscasse os investimentos para o Município. “Hoje temos um crescimento acima de 48% de nossa economia nos últimos seis anos, como aponta o IBGE. O PIB triplicou de 2009 para 2016. Geramos milhares de empregos. Investimos em educação de qualidade. Esses são alguns motivos que fizeram a ACG escolher nossa cidade”.
O CEO da ACG, Sr. Selwyn Mariano Jonas Noronha, contou que escolheram Pouso Alegre depois de visitar mais de 24 cidades em 12 estados brasileiros. “Quando chegamos a Pouso Alegre, após cinco minutos de conversa, já tínhamos decidido que essa era a cidade onde construiríamos nossa fábrica no Brasil.” O CEO citou ainda a infraestrutura da cidade, com sua localização estratégica, com boas escolas, proximidade com São Paulo e cortada por importantes rodovias.
O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Torres, que participou das negociações para a vinda da empresa, lembrou que “os incentivos oferecidos pelo Município e pelo Estado também contribuíram para que os diretores da empresa escolhessem Pouso Alegre. Também destacamos o parque farmacêutico local e o nacional que atraíram a ACG para nosso município”.
A fábrica da ACG Brasil está em construção às margens da rodovia Fernão Dias, numa área de 54 mil m². A área de construção será de 16 mil m². Na fase de construção serão gerados 80 empregos. A ACG já atua em Pouso Alegre desde 2013 na importação e distribuição de seus produtos.
O grupo ACG é composto por 13 empresas, com filiais na China, EUA, Indonésia, Europa e agora chega ao Brasil. O grupo oferece uma gama completa de soluções para a indústria farmacêutica, desde cápsulas vazias, granulação, revestimento, enchimento de cápsulas, compressoras, filmes para embalagem, blistagem e embalagem em caixa.
A solenidade de lançamento da Pedra Fundamental contou com a presença de outros diretores da ACG vindos da Índia, funcionários da empresa no Brasil, autoridades locais e os secretários municipais Alexandre Fleming (Desenvolvimento Econômico), Rose Cunha (Geral), Luiz Fernando da Fonseca Ribeiro (Saúde), Virgílio Rennó (Obras) e Roberto Romanelli Barata (Planejamento).