Na sessão ordinária realizada nessa terça-feira (11), a Câmara Municipal de Pouso Alegre elegeu, por unanimidade, o vereador Hélio Carlos de Oliveira como novo Corregedor da Casa Legislativa. A escolha ocorreu por meio de votação entre os parlamentares, consolidando o nome de Hélio para a função de zelar pelo cumprimento do Código de Ética e Decoro Parlamentar e corrigir os abusos dos vereadores, quando necessário.
Com a eleição, o vereador assume a responsabilidade de apurar eventuais infrações disciplinares dentro da Câmara, garantindo a ética no exercício dos mandatos. Em seu discurso após a nomeação, Hélio reafirmou o compromisso com a imparcialidade e a lisura nos trabalhos legislativos, destacando também o papel de seu partido político, o PT, em sua legislatura.
Na Câmara, o Corregedor é eleito anualmente, na segunda reunião ordinária de cada Sessão Legislativa, sendo permitida uma recondução para o período subsequente.
A eleição de Hélio da Van para o cargo de corregedor não deixa de ser uma derrota para o grupo de Rafael Simões na Câmara Municipal (liderado pelo vereador Leandro Morais), uma vez que o grupo já vinha trabalhando o nome de Israel Russo (União) para ocupar o cargo e já dava como certa sua escolha.
Vereador em seu quarto mandato, ao colocar seu nome para a disputa do cargo, Hélio demonstra que apesar de ter apoiado o grupo de oposição ao prefeito para a Mesa Diretora, quer ser independente e não fará parte nem da base, nem da oposição, ficando desta forma, livre para votar os projetos que beneficiam a população.