No aniversário de Pouso Alegre, no dia 19 de outubro, a cidade se prepara para uma série de ações voltadas para a saúde da população. Um dos grandes destaques será a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Árvore Grande, que receberá o nome do Dr. Kalil Yunes Nadur. A cerimônia de inauguração acontecerá às 8h30 e marcará um importante avanço na assistência à saúde na região.
Localizada na rua Eduardo Souza Gouveia, no bairro Jardim Olímpico, a nova UBS atenderá os bairros Árvore Grande, São Carlos, Jardim Olímpico e áreas adjacentes, oferecendo uma gama de serviços essenciais para a comunidade. Além da cerimônia, a população poderá usufruir de 110 consultas dermatológicas, 100 consultas oftalmológicas, todos previamente agendados conforme a fila do SUS.
“Esta inauguração representa um marco para a saúde de nossa cidade. Estamos trazendo atendimento mais próximo da população, garantindo que todos tenham acesso a serviços essenciais. É um passo importante para melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos,” afirmou o prefeito Coronel Dimas.
Carreta da mamografia
Ainda no dia da inauguração, a Prefeitura realizará a Carreta da Mamografia, com apoio do CISLAGOS, oferecendo 100 mamografias, também com agendamento prévio, das 8h às 12h. As interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para receber orientações.
Caravana da saúde
A manhã será enriquecida om a Caravana da Saúde, onde a Secretaria de Saúde promoverá diversas ações gratuitas, das 8h às 12h incluindo aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientações com dentistas, entrega de kits odontológicos, auriculoterapia, vacinação e outros serviços básicos de saúde.
O Homenageado
Doutor Kalil Yunes Nadur
nasceu na cidade de Conceição do Rio Verde em 1957. Filho de libaneses, mudou-se para Pouso Alegre aos 14 anos de idade, para estudar. Viveu em pensionato, dedicou-se aos estudos e ingressou na Faculdade de Medicina de Pouso Alegre em 1975, aos 17 anos. Casou-se com Rosemary Sartori em 1980, com quem permaneceu casado por 44 anos.
O casal se mudou para São Paulo em 1981, para que ele pudesse realizar sua residência médica em cardiologia no Hospital do Coração (HCor). Doutor Kalil se especializou em cardiopatias e gravidez no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Concluída sua residência, retornou a Pouso Alegre.
Foi professor na Faculdade de Medicina por 40 anos e um dos fundadores do Serviço de Cardiologia e Residência Médica no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. No dia 3 de agosto de 2024, aos 67 anos, faleceu em um trágico acidente com sua filha Amanda. Deixou um legado imensurável por meio de amigos, familiares e alunos, para os quais foi um exemplo de integridade e comprometimento, e que se estende à área médica, principalmente cardiológica.