Nesta quarta-feira (05), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um seminário sobre vigilância em saúde, focando nos avanços e desafios da área. O evento, realizado na Câmara Municipal, contou com uma programação diversificada, reunindo especialistas e profissionais da saúde para discutir temas cruciais que visam melhorar os serviços oferecidos à população.
Durante o seminário, foi apresentado um panorama atual da vigilância em saúde, destacando os progressos alcançados e os desafios que ainda persistem, sempre com o objetivo de beneficiar cada indivíduo. A importância dos temas abordados foi evidente, com palestras abrangendo uma ampla gama de tópicos, como perspectivas e inovações na vigilância em saúde, o papel da epidemiologia na saúde pública, e a prevenção e controle de zoonoses (como dengue, COVID-19, febre amarela, leptospirose, febre maculosa brasileira, doença de Chagas, entre outras).
Adicionalmente, foram discutidos os desafios relacionados à vacinação, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e os serviços oferecidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O seminário também abordou intervenções no núcleo de violência e saúde, manejo de arboviroses e vírus respiratórios, e a importância do preenchimento correto das declarações de óbito.
“Ao promover seminários como este, reafirmamos nosso profundo compromisso com a saúde pública e nosso incansável esforço para enfrentar desafios e implementar inovações que transformam vidas. Queremos que cada pessoa se sinta acolhida e cuidada, pois acreditamos que a saúde é um direito de todos. A inspiradora frase do Dr. Jonas Salk captura a essência de nossa missão: “A saúde pública é a base sólida sobre a qual uma nação pode construir seu futuro. Juntos, estamos construindo um amanhã mais saudável e esperançoso para toda a comunidade”, salienta a Secretaria de Saúde, Rosaly Esther.
Este evento ressaltou a importância de uma vigilância em saúde eficiente e bem-estruturada, demonstrando como essas ações são fundamentais para a prevenção de doenças e a promoção da saúde pública. Os debates e apresentações permitiram a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais, resultando em constantes melhorias nos serviços oferecidos à população.