Nesta terça-feira (10), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, visando enriquecer hábitos alimentares, nas unidades escolares, e valorizar pratos regionais, o pão de queijo foi inserido na merenda das escolas municipais integrais e creches.
O pão de queijo é um alimento típico e regional de Minas Gerais – que também valoriza a cultura mineira – é saboroso e conta com uma experiência gustativa única, bem como pode ser inserido na merenda escolar porque corresponde à porção do carboidrato, uma fonte de energia, que deve constar na merendeira dos pequenos.
“Temos cerca de 15 mil estudantes em nossas 34 escolas municipais e servimos 539.216,24 kg de alimento ano passado. Apenas neste ano de 2023, em nove meses, foi investido nas unidades escolares aproximadamente R$6.123.890,41 na alimentação das crianças. Mensalmente cerca de 701.814 refeições são servidas não apenas nas escolas, mas também em entidades filantrópicas. Além do “Pão de Queijo nas Escolas”, também incluímos a “Tilápia nas Escolas”, beneficiando a saúde de nossos pequenos e levando um alimento diferente e saboroso, sendo aproximadamente 3.058kg de tilápia oferecidas para os alunos de cada unidade da rede neste ano, lembrando que a tilápia contém a ômega 3 DHA, algo vital para a saúde e que não pode ser produzida de forma natural no corpo. Nossa prioridade é levar o melhor para toda população, sempre!”, destaca o Prefeito Cel Dimas.
Junto ao pão de queijo, a alimentação escolar é balanceada contendo tudo que as crianças precisam, como frutas e legumes, responsáveis pelas vitaminas, fibras e minerais; uma porção de lácteos, que tem proteínas; e outros importantes carboidratos todo os dias.
“Aos poucos criamos e ampliamos incríveis projetos para beneficiar nossas crianças. É uma alegria inenarrável ver o sorriso de cada uma, o quanto se desenvolvem e conquistam nessa jornada, que está apenas começando. Por isso, é fundamental a união das escolas e das famílias para continuarmos levando tantos projetos maravilhosos para nossos pequenos, resultando em um futuro cada vez mais brilhante”, pontua a Secretária de Educação Suelene Marcondes.
O projeto “Pão de Queijo nas Escolas” será realizado uma vez por mês e promove momentos de muita alegria, principalmente para as crianças que ainda não experimentaram este alimento ou degustaram poucas vezes, e, em breve, será ampliado para que possa ser oferecido nas demais unidades escolares da Rede Municipal.
O alimento é produzido pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, que visa à recuperação e à reintegração social dos condenados, dentro das normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, o qual garante a segurança alimentar e nutricional dos alunos, levando um alimento de qualidade para a mesa dos estudantes das escolas da Rede Municipal.
“Essa inserção no cardápio das escolas municipais de Pouso Alegre garante acesso a esse alimento regional e rico em cultura mineira na sua história. Lembrando que os cardápios escolares são elaborados por nutricionistas, respeitando os hábitos alimentares, idades das crianças, cultura e tradição na alimentação local. Bem como sempre priorizam a sustentabilidade e a diversidade agrícola da região, ao oferecer uma alimentação saudável e adequada para nossas crianças”, salienta a Nutricionista – Responsável Técnica, Luciana Pereira.