As guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 vão começar a ser entregues a partir desta segunda-feira (15). Com o documento em mãos, o contribuinte tem a possibilidade de pagar o imposto de duas formas: em cota única com o desconto de 10% (até o dia 10 de julho) ou parcelando em até 5 vezes.
As guias estão sendo entregues gradativamente na casa dos moradores, mas, o contribuinte também pode acessar o carnê digital no site da Prefeitura.
Veja o cronograma de vencimento:
1ª parcela e ou Parcela única: 10 de julho de 2023;
2ª parcela: 10 de agosto de 2023;
3ª parcela: 11 setembro de 2023;
4ª parcela: 10 de outubro de 2023;
5ª parcela: 10 de novembro de 2023.
Pagamento
O pagamento das guias retiradas no site da Prefeitura poderá ser efetuado via pix, boleto e/ou nas instituições conveniadas (Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Banco do Brasil e Itaú).
Já as vias entregues pelos Correios, deverão ser pagas apenas nas instituições bancárias conveniadas com a Prefeitura, que são a Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, o Banco do Brasil e o Itaú.
Consequências
Quem não pagar o IPTU pode ter seu débito inscrito na dívida ativa do município e sofrer protesto e execução judicial. No limite, o contribuinte pode até ter seu imóvel penhorado se não regularizar sua situação com a prefeitura, além de ficar impedido de vendê-lo.