Os loteamentos e construções irregulares proliferam em todo o Brasil, causando sérios transtornos. Em Pouso Alegre, não é diferente e também há loteamentos que acabaram surgindo de formas irregulares, sem a aprovação da prefeitura. O prejuízo para quem adquiriu o terreno está em não conseguir a liberação de serviços básicos, como a instalação de água, luz e esgoto.
O Solar do Quita é um loteamento localizado próximo da rotatória do bairro Cidade Jardim, em Pouso Alegre. Na última terça-feira (28), moradores do local estiveram na Câmara, durante a Sessão Ordinária. O motivo da visita foi pedir melhorias para o local. O loteamento, possui cerca de seis ruas, mas desde que teve seus lotes comercializados, continua em situação irregular junto a prefeitura, o que impede investimentos públicos.
A cidade tem cerca de 73 núcleos irregulares. Em novembro do ano passado, a Câmara de vereadores aprovou um Projeto de Lei da prefeitura autorizando a contratação de consultoria para analisar os casos. Trata-se de uma contratação de operação de crédito, no valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) destinada ao financiamento de consultoria técnica especializada.
Na oportunidade, os vereadores informaram aos moradores presentes o que tem sido feito pelo município para resolver a situação e se colocaram à disposição para somar forças na resolução do caso.