Cuidados com a alimentação, com a pele e com a make garantem um Carnaval com energia e saúde

Carnaval, Brazil, Brazilian culture, Street party, Tradition

O Carnaval está chegando! Para algumas foliãs e foliões mais animados, trata-se de uma verdadeira maratona: horas pulando, cantando e dançando, às vezes, madrugada à dentro, para acompanhar os bloquinhos de rua, os trios elétricos ou os desfiles das escolas de samba nas passarelas das avenidas. Para manter a energia, a disposição e o pique elevado durante os dias de Carnaval, é importante pensar também nos cuidados com a pele e com a alimentação para suportar o desgaste físico.

A docente de Estética do Senac Izabela Marques dá dicas para lidar com o calor durante o Carnaval. “Devemos optar por roupas mais frescas, de tecidos mais leves e usar calçados mais confortáveis como sapatilhas e tênis. Não esquecer do protetor solar com, no mínimo, fator 30, e repetir a aplicação a cada três horas, pois o suor acaba retirando o produto, por isso é importante fazer a reaplicação.”

Caprichar na hidratação é a principal dica para antes, durante e depois da folia. Naima Vieira, docente de Gastronomia da instituição, indica a ingestão de bastante água, água de coco ou suco de frutas. Izabela completa explicando que “a água de coco é uma ótima escolha para repor as calorias perdidas durante a folia. Já quem prefere sucos, deve optar pelos naturais.” 

Refeições leves são as mais indicadas para quem quer se divertir no Carnaval, explica Naima. “Prefira comida mais leves, como frutas, vegetais e inclua uma proteína, que pode ser carne de frango ou peixe. E entre um bloquinho e outro, escolha lanches mais saudáveis como iogurtes, barra de cereais ou salada de frutas.” A docente indica alguns lanchinhos práticos e rápidos para quem quer ficar horas desfilando com os blocos: “sanduíches de pão integral com pasta de iogurte, frango desfiado, folhas de alface ou rúcula. E suco de frutas como morango com laranja, morango e maracujá, banana com leite ou suco de laranja”.

Para toda a alegria do Carnaval seja completa é importante aproveitá-la com bastante responsabilidade. Por isso, Naima destaca ainda que não se deve consumir bebidas alcoólicas de barriga vazia. “E para combater a ressaca do dia seguinte, é recomendado beber água entre uma dose e outra de bebida alcoólica”. Sua colega Izabela acrescenta também que é adequado evitar neste período alimentos que contenham muito sal. “É um tipo de alimentação que faz o corpo reter mais líquido, o que pode gerar indisposição e sensação de prostração nesse período de calor.”

Para não gastar a beleza

Para curtir bem o Carnaval, Izabela Marques salienta a importância de “dormir de seis a sete horas por dia, mesmo que seja dividido em intervalos, para o corpo poder descansar”.

A docente dá também recomendações para se proteger do sol durante o desfile dos blocos. “Não esquecer o chapéu ou boné, os óculos de sol e o protetor solar. Lembre-se de passar o protetor solar de 15 a 20 minutos antes de sair de casa, para dar tempo de o produto ser absorvido pela pele, para evitar desidratação e queimaduras.”

Cuidados com maquiagens e glitter

Para garantir uma make linda e duradoura durante a folia, Izabela indica maquiagens que sejam a prova d’água, para garantir que o look não fique feio e borrado, mesmo com todo o suor causado pelo calor e pela aglomeração de pessoas.

Além disso, é fundamental escolher maquiagem e glitter próprios para usar no rosto e na pele. “E ter muito cuidado na hora de passar o glitter, principalmente na região em torno dos olhos, para evitar irritação ou lesões causadas por arranhões. E ainda testar as maquiagens antes de usar e checar se os produtos estão dentro do prazo de validade.”

Sobre o Senac em Minas

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula. 

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.