Empresa dona do uísque Jack Daniel’s vai abrir centro de distribuição no Sul de Minas

Extrema, no Sul de Minas Gerais, vai receber um centro de distribuição da norte-americana Brown-Forman, responsável pelo uísque Jack Daniel ‘s. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pelo governo do estado, que assinou protocolo de intenções com a empresa. A marca, conforme o comunicado enviado pelo executivo estadual, está presente em 170 países.

 

Além do Jack Daniel’s, outros destilados sob a responsabilidade da norte-americana são o úisque Old Forester e as tequilas Herradura e El Jimador, além da vodka Finlândia. O protocolo de intenções com a empresa foi feito sob o intermédio da Invest Minas, agência  do governo mineiro responsável por atrair novos investimentos. A Brown-Forman já possui um centro de distribuição no Brasil, instalado em Santa Catarina.

A nova unidade no Sul de Minas será o ponto principal de distribuição de produtos da empresa, atendendo as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A projeção é que 80% do volume de vendas da Brown-Forman Brasil seja atendido por esse centro. Em 2020, a empresa comercializou mais de 540 mil caixas de bebidas para os brasileiros.

Conforme o governador Romeu Zema (Novo), a instalação do centro de distribuição da empresa no Sul do estado vai impulsionar a geração de emprego e renda.“A vinda de novos negócios e a expansão de empresas já instaladas no estado são provas que nossos esforços para desburocratizar e facilitar a vida dos empreendedores estão dando resultados na prática. Minas se tornou o melhor lugar para investir”, disse Zema em nota enviada à imprensa.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, diz que há um avanço nas políticas de atração de investimentos em Minas. Ele afirma que, desde 2019, foram aportados R$193,7 bilhões de novos investimentos em Minas. “O valor recorde ultrapassou em 29% a meta para os quatros anos de gestão, que era de R$ 150 bilhões, representando a criação de 102 mil novos empregos diretos em Minas somente em 2021”, destacou..

Na avaliação de Nilton Nunes, um dos gestores da organização no Brasil, houve a necessidade de aproximação dos principais mercados, motivando a escolha por Minas Gerais. “A localização estratégica para o nosso negócio, com fácil e rápido acesso aos grandes centros, e o modelo de administração tributária que o Estado de Minas nos oferece pesaram na escolha por instalar nosso novo centro de distribuição em Extrema”, afirmou.

Apoios

Contando com o apoio da DHL, uma das gigantes mundiais do setor logístico, a Brown-Forman utilizará, inicialmente, as instalações de um dos condomínios já existentes em Extrema. A nova estrutura deve gerar cerca de dez empregos diretos e aproveitar toda a rede de serviços de transporte já instalada na cidade.

A empresa destacou também o empenho e a disposição do governo de Minas para consolidar o projeto. “Um ponto importante a ser mencionado foi o suporte técnico dado a nós pela Secretaria de Estado de Fazenda e pela Invest Minas”, afirmou Nunes. As operações do novo centro de distribuição da Brown-Forman começam em março. A expectativa é que, até o fim deste semestre, tudo esteja funcionando por completo.

Fonte: Minas em Foco