Imagem sacra furtada há 27 anos é encontrada em site de leilões e será devolvida a Campanha

O Ministério Público de Minas Gerais conseguiu recuperar uma imagem de Nossa Senhora da Apresentação, que foi roubada há 27 anos do Museu Regional do Sul de Minas, em Campanha (MG). De acordo com o órgão, a devolução da imagem acontecerá na Catedral Santo Antônio.
A ação aconteceu por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC) e da Promotoria de Justiça de Campanha. A população local está convidada para participar da entrega da imagem, assim como Prefeitura Municipal e demais autoridades.


Segundo a Secretaria Municipal de Cultura de Campanha, a peça será entregue a Diocese e depois se juntará ao acervo do Museu Regional do Sul de Minas. Como ele está em reforma, a imagem ficará exposta em um espaço provisório, um sobrado alugado temporariamente, até a finalização das obras do museu, destino final da peça.
Conforme o Ministério Público, a imagem foi furtada no dia 7 de março de 1994, quando o Museu Regional do Sul de Minas foi arrombado e invadido. O local abriga relevante conjunto de bens culturais móveis.
Naquele dia foram subtraídas 28 peças do patrimônio sacro pertencente ao seu acervo, entre imagens, oratórios e cálices e peças de imensurável valor. Algumas das peças têm datações que perpassam os séculos XVIII e XIX.
Das 28 peças subtraídas, três já haviam sido recuperadas: imagem de Santa Cecília, em setembro de 1998; imagem de Santa Bárbara, em agosto de 2003; e a imagem de São Vicente Férrer, em maio de 2004.