O Senac acaba de firmar uma parceria com o Governo de Minas para execução do Minas Programando, projeto destinado à formação de profissionais para a área de Tecnologia da Informação. Serão 270 vagas oferecidas em cursos gratuitos na região Sul de Minas: Extrema, Itajubá e Pouso Alegre.
As aulas acontecerão de forma remota e os interessados deverão realizar um pré-cadastro por meio do link Minas Programando. Após o preenchimento haverá uma seleção pela equipe do Governo de Minas de acordo com os critérios estipulados. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 02/11. Os projetos serão realizados até junho de 2022 e a previsão é que as aulas se iniciem em novembro de 2021. “Mais uma vez o Senac firma parcerias importantes com o Governo de Minas, com o objetivo de compartilhar a expertise da instituição em prol de uma sociedade mais justa.
Contamos com profissionais qualificados e atualizados, com forte atuação no mercado, além de um modelo pedagógico diferenciado, com foco em inovação, prática e em alinhamento com as necessidades do mercado. Acreditamos que, unindo forças, podemos atingir um público ainda maior e reforçar o papel do Senac, de transformar vidas por meio da educação”, afirma Daniel Pires, Superintendente de Negócios do Senac.
O foco do Minas Programando, projeto idealizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), é atender a demanda do segmento de Tecnologia da Informação por meio da qualificação profissional dos mineiros e do fomento de uma maior participação de mulheres na área.
O objetivo é promover a inclusão digital e produtiva de públicos vulneráveis atendidos pela Secretaria. A oferta de cursos do Senac contempla o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais orientadas para o desenvolvimento do indivíduo, além de mentoria e seminários. Administrador de Redes, Operador de Computador e Programador de Sistemas são cursos ofertados pelo programa.
Para Camila Amaral, coordenadora do Minas Programando e Assessora Técnica na Diretoria de Articulação e Planejamento da Educação Profissional, da Sedese, a parceria com o Senac será uma oportunidade de oferecer o programa a um número maior de pessoas e municípios. “Ficamos muito tranquilos em poder contar com a expertise do Senac, tanto do ponto de vista dos cursos ofertados quanto em relação ao apoio socioemocional que também é uma frente importante do programa. Também contamos com o Senac na sensibilização e encaminhamento dos alunos e com a estrutura física das unidades, pois quem não tiver equipamento poderá utilizar os computadores da instituição para a realização dos cursos, outro ponto positivo da nossa parceria”, afirma.