Avenida em Pouso Alegre ganha o nome do Professor Dr. Rômulo Coelho

De autoria do vereador Reverendo Dionísio (DEM), a Câmara de Pouso Alegre aprovou na Sessão Ordinária desta quarta-feira (20) a denominação de logradouro público, Avenida Professor Rômulo Coelho.
Passa a denominar-se AVENIDA PROFESSOR DR. RÔMULO COELHO a atual Avenida A, com início na Avenida Alberto Paciulli e término na Rua Sebastião Fagundes (Bairro Colinas de Santa Barbara), no bairro Abigail Barros.
Rômulo Coelho nasceu em Santa Rita do Sapucaí (MG) no dia 09.09.1924, filho do Dr. Joaquim Coelho Júnior e Maria Palma Coelho. Fez o curso primário em Grupo Escolar Santa Rita do Sapucaí, em 1936, na cidade onde nasceu.
Em 1937 cursou o Colégio São Joaquim (Colégio Salesiano – de padres) em Lorena no estado de São Paulo, em regime interno, por quatro anos, onde fez o curso ginasial. Em 1940 transferiu residência para Pouso Alegre, onde seu pai abriu banca de advocacia.
Fez o colegial no Colégio São José de Pouso Alegre. Transferindo-se depois para a cidade de São Paulo, onde fez o curso clássico no Colégio Pan-Americano (dirigido para ciências humanas). Em 1946 ingressou na “Faculdade de Direito do Rio de Janeiro” da Universidade do Rio de Janeiro.
Em 1950 formou-se em Direito e no mesmo ano, foi candidato a deputado estadual à assembleia de Minas Gerais, obtendo a 3ª suplência, pelo Partido Social Progressista, do governador paulista Ademar de Barros.
Em 1951, casou-se com Arlinda Meirelles de Miranda Coelho e desta união tiveram 5 filhos: Maria Virgínia, Eugênio, Mariângela, Rômulo, Rafael (in memoriam) e também 13 netos e 16 bisnetos.
Em 1954 concorreu a uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Pouso Alegre, sendo eleito. Em 1956 foi eleito presidente da Câmara, quando implantou na cidade a comenda “Título de Cidadão Pouso alegrense. Em 1958 é reeleito vereador e em 1960 é novamente presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre.
Em 1959 integrou a equipe fundadora da Faculdade de Direito do Sul de Minas, onde em 1961, começou a lecionar. Conteúdos como: Direito Civil: Família e sucessão, Direito Penal, há 35 anos.
Foi eleito presidente do antigo instituto cultural Brasil-Estados Unidos e vice-presidente da “Associação de Pais e Mestres” do Colégio Santa Dorothéa, em 1960. Em 1970 foi diplomado pela Faculdade de Direito de São Francisco – USP, no curso de Mestrado, especializando em Direito Civil e Direito Comercial.
Em 1979 foi nomeado pelo Ministro da Educação, Eduardo Portela, como diretor pró-tempore-interventor para completar a intervenção que a Faculdade de Direito sofreu em 1974. Nesse mesmo ano foi eleito pelo colegiado superior da Faculdade de Direito do Sul de Minas, seu diretor, época em que implantou o curso de pós-graduação, “lato senso”.
Na sua gestão, foi construída a praça esportiva da Faculdade de Direito. Em 1996, foi eleito, novamente, por unanimidade, diretor da Faculdade de Direito do Sul de Minas, pelo colegiado superior da instituição para um mandato, como dirigente da Faculdade, de 1996 a 2000.
Orador, escritor, jurista, com incursão no campo da poesia. Possui títulos e comendas: Diploma do Mérito Legião Joana D’Arc; Diploma como membro correspondente da Academia de Ciências Humanísticas y Releciones da República Dominicana; Diploma de Honra ao Mérito, da ordem soberana dos cavaleiros do coelho de ouro. Professor Doutor Rômulo Coelho foi agraciado e condecorado com inúmeras medalhas, reconhecendo seus méritos e conceitos profissionais não só em nosso município, mas em todo o Estado de Minas Gerais.
Faleceu aos 82 anos, em 30 de novembro de 2006, eternizando, assim, sua bela trajetória de vida.
Na Câmara de Pouso Alegre, ele dá nome a Escola do Legislativo.