Nesta segunda-feira, 18 de outubro, equipes da Prefeitura de Pouso Alegre e da Associação Manducaí recolheram cerca de 400 quilos de lixo no Rio Mandu e no seu entorno como parte da celebração dos 173 anos de Pouso Alegre e do “Dia do Rio Mandu”, ambos comemorados no dia 19 de outubro.
A limpeza de um trecho do Rio Mandu contou com equipes das secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos e Agricultura Pecuária e Abastecimento, além de caiaqueiros da Manducaí, que percorreram não só parte do leito do Rio, como também a vegetação em sua margem pra recolher lixo como borracha, garrafas plásticas, isopor, garras de vidro e pneus.
“Amanhã é considerado o dia do Rio Mandu e o rio é a história de Pouso Alegre. O Rio Mandu hoje está degradado e então a intenção nossa é tentar recuperá-lo pra não perder esse rio tão importante pra cidade”, diz o caiaqueiro Matheus dos Santos Carneiro.
Após ser realizada em 2018 e 2019, a ação no Rio Mandu não aconteceu em 2020 por conta da pandemia, mas foi retomada esse ano buscando sua limpeza e preservação em uma data importante par ao município. “Nós tentamos unir essas datas pra fazer uma atividade simbólica e tentar despertar nas pessoas essa ação preservacionista”, destaca Renato Garcia Dias, secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.
O secretário acrescenta ainda que o despejo irregular de lixo no rio e em seu entorno causa diversos problemas como alagamento, entupimento de bocas de lobo e danos ambientais e, por isso, ter consciência é fundamental. “Cada um fazendo a sua parte, a gente vai ter um coletivo melhor”, finaliza Renato.