A dura experiência da Pandemia do COVID – 19 nos obrigou ao silêncio por muito tempo, além de nos impedir de poder trabalhar com os nossos alunos. O caminho da retomada das atividades profissionalizantes começou em setembro de 2020, após ter conseguido montar um protocolo de segurança sanitário, muito exigente, com a Vigilância Sanitária.
Na época fomos obrigados a respeitar o distanciamento de 2 metros, reduzindo praticamente a metade a participação dos alunos nos vários cursos profissionalizantes. Mas foi uma iniciativa desafiadora que teve sucesso! Desta maneira, começando o ano 2021, pudemos começar com mais tranquilidade os cursos de panificação, confeitaria e salgado, os cursos de corte costura avançada em moda e o de artesanato.
Os primeiros foram oferecidos nos turnos da tarde e noite, somente o curso de artesanato foi oferecido no período da tarde. O novo distanciamento de 1,5m, definido pela prefeitura, em janeiro, permitiu aumentar o número de alunos. Infelizmente tivemos que suspender em março por causa da pandemia, mas com o mês de maio pudemos retomar todos os cursos profissionalizantes e proceder com segurança. A novidade deste ano foi a nova proposta de curso profissionalizante para meninas adolescentes, um curso de cabeleireiro e maquiagem com conteúdos informativos sobre empreendedorismo que as ajudassem a se inserir com sucesso no campo de trabalho proposto.
Este curso profissionalizante foi organizado em parceria com o CMDCA municipal com duração de dez meses. Por causa da pandemia conseguimos começar só no início de maio, mas está avançando com sucesso e muita satisfação das alunas. A retomada neste mês de agosto com vários novos cursos e com o distanciamento de um metro permitiu de aumentar mais ainda o número de alunos e reduzir a também as listas de espera, sempre muito longas. Aos poucos a Escola Profissional “Delfim Moreira” volta a ser ambiente com suas “propostas profissionalizantes” para adolescentes, jovens e adultos em situação de risco social, como sempre foi!
Paralelamente aos cursos profissionalizantes tivemos que lutar bastante para poder retomar também as atividades, ligadas ao nosso Projeto do Período Integral, que realizamos em parceria com a E.M. Prof.ª Isabel Coutinho Galvão – Ciem de São Geraldo, que acompanha crianças e adolescentes do bairro São Geraldo. Foi necessário mais um novo protocolo para este específico projeto, além de superar dificuldades ligadas com o recrudescer da pandemia em março e as dificuldades “politicas” que as escolas municipais tiveram que superar para retomar também, suas aulas presenciais.
A perseverança na procura de soluções permitiu em maio passado de retomar as atividades presenciais do Projeto do Período Integral, naturalmente com números de alunos reduzidos, que vão se ampliando sempre mais, sempre no respeito das várias normas do protocolo de segurança sanitário assinado pela Vigilância Sanitária. Grande foi o entusiasmo dos alunos e mais ainda a alegria dos pais, em saber que os filhos estavam bem cuidados.
Desta maneira a Escola Profissional vai manter sempre mais em destaque o seu carisma “profissional” pelo qual foi criada, há 103 anos, pelo Bispo de Pouso Alegre, Dom Otavio.