A secretária municipal de Saúde, acompanhada do deputado eleito Paulo Valdir e vereadores da base governista, assinou nesta terça-feira, 8, o contrato para a execução da obra da UPA no terreno da antiga Lema, localizado ao lado do Hospital Samuel Libânio, na Comendador José Garcia.
A empreiteira RC Borges Construtora Ltda será a responsável pela construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas que está orçada em R$3.998.820,69.
A partir da Ordem de Serviço, a construtora terá o prazo de 24 meses para concluir e entregar a obra e deverá cumprir rigorosamente o prazo, sob pena de se ver exposta às sanções previstas na Lei das Licitações.
A Unidade é um dos componentes da Rede de Atenção às Urgências e vem com objetivo de melhorar a infraestrutura dos estabelecimentos de saúde. Foi projetada para atender um fluxo de 300 pessoas diariamente, desta forma podendo suprir as necessidades emergenciais do município. Suas dependências reúnem espaços de Pronto Atendimento, Procedimentos, Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Administração, urgências e os setores de Observação e Apoio Técnico/Logístico.
Em Pouso Alegre a UPA 24H será articulada com a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar e terá como objetivo contribuir na melhoria do funcionamento da Rede de Atenção às Urgências. A Unidade funcionará 24 horas ininterruptas, em todos os dias da semana, com equipe assistencial multiprofissional qualificada e compatível com as necessidades, devendo se constituir em importante apoio para desafogar o atendimento do Hospital Regional Samuel Libânio.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. São três portes de UPA. A que será construída em Pouso Alegre será de porte 2.
· Porte II: tem o mínimo de 11 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.
Conforme divulgado anteriormente, com a construção da UPA na Comendador José Garcia, os atendimentos do Pronto Atendimento São João e Policlínica São Geraldo, deverão ser centralizados na nova unidade.