O prefeito Wander Wilson Chaves esteve nesta quarta-feira, dia 31 de outubro em Belo Horizonte para apresentar o projeto do primeiro fórum sustentável do Estado ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais.
A reunião contou também com a presença do diretor do foro da comarca, o juiz Ediberto Benedito Reis, o juiz Hélio Walter de Araújo Júnior, a procuradora geral do município – Thaís Cristina Pereira de Mesquita Oliveira, o desembargador José Arthur Filho – Superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Nakle Mohallem e Elisa Rios, engenheiros da Construtora Mohallem.
A construção do novo fórum de Santa Rita do Sapucaí sinaliza uma futura expansão da cidade para uma área próxima aos bairros: Jardim das Palmeiras e Boa Vista, em uma continuidade da Avenida Frederico de Paula Cunha (Avenida da Coca-Cola). O projeto do fórum sustentável em um terreno doado pela Prefeitura com apoio da Câmara Municipal de vereadores contempla uma série de soluções para amenizar os impactos à natureza, que vão desde o posicionamento do prédio em um ângulo que ameniza o impacto do sol da tarde na estrutura, para reduzir a temperatura interna do local, e diminuir o uso de ar condicionado, até modernas placas fotovoltaicas que convertem a energia da luz do sol em energia limpa.
O projeto também agrega a reutilização das águas das chuvas, que serão canalizadas para uso interno, e nos jardins do fórum, pisos permeáveis também serão aproveitados para suportar cargas, e permitir a passagem de água sem que resulte em danos à sua estrutura. No convênio, o município assume o ônus de custear os projetos de sustentabilidade e o TJMG se responsabiliza pelo custo da obra.
Segundo o prefeito Wander, a doação do terreno feita pela Prefeitura com apoio da Câmara Municipal de Vereadores para construção do novo fórum, em uma área institucional nessa região, tem como objetivo fazer uma maior integração dos bairros da Nova Cidade com outros bairros e a parte central de Santa Rita, e também favorecer a expansão do município nesse novo espaço, que possui mais um terreno que futuramente poderá sediar o novo Centro Administrativo que abrigará a prefeitura e todas as secretarias municipais em um só lugar.