Blocos independentes farão a Folia de Momo

Mais uma vez sem o tradicional desfile das Escolas de Samba, a alegria do carnaval em Pouso Alegre ficará por conta dos blocos independentes, que pretendem levar às ruas as tradicionais marchinhas e a irreverência de seus integrantes. Os blocos independentes vão assegurar a folia e prometem muita animação no período do reinado de Momo. Conforme o roteiro estabelecido na Superintendência Municipal de Cultura, durante todos os dias haverá desfile de blocos no centro.

A Prefeitura vai apoiar os blocos com instalação de banheiros químicos, tenda na concentração, ambulância e fechamento do trânsito no itinerário do desfile. A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal vão se encarregar da segurança para que o folião e moradores possam se divertir com tranquilidade.

Conforme programado pela superintendência e diretorias dos blocos, as entidades vão sair a partir de sábado (10/02). O roteiro estabelecido é este:


Bloco Leões do Horto
 – É estreante no carnaval da cidade. Abre a folia no sábado às 14h e vai até às 21h. Sua concentração será na Av. Prefeito Tuany Toledo, no bairro Fátima.

Bloco Ashpa – Enquanto os leões abrem o carnaval no Bairro Fátima, o Bloco Ashpa inicia a folia no centro da cidade, a partir das 14h de sábado (este bloco retorna à avenida na segunda-feira). Seus 100 foliões partem da Rua Adalberto Ferraz e ganham a Av. Dr. Lisboa, com encerramento marcado para às 22h.

Bloco da Vaca – Também conhecido como Bloco da Gertrudes, tem saída marcada para às 12h de domingo em frente ao Barracão do Mandu (Rua José Ferreira Funchal, próximo ao Posto Ipiranga) e vai até às 16h. Segue pela Av. Vicente Simões, sobe a Dr. Lisboa e tem concentração frente ao Uyrapuru. É presença tradicional no carnaval pouso-alegrense. Marca pela irreverência dos integrantes, com os homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem. Uma vaca estilizada comanda a folia. Possui cerca de 700 componentes.

Bloco dos Reis – Sai da Rua São José (centro) na tarde de domingo (16h e vai até ás 22h). Segue pela Rua Adalberto Ferraz até a Casa da Cultura e sobre pela Av. Dr. Lisboa, retornando depois para a Rua São José onde se concentra até às 22h. Este bloco teve início quando um grupo familiar resolveu reunir os amigos para resgatar o carnaval de marchinhas, sempre com o lema de “resgatar o carnaval família”. Possui cerca de 1 mil integrantes.

Durante os dias de desfile, de sábado até terça-feira, a Av. Dr. Lisboa estará interditada ao tráfego de veículos a partir do meio-dia. Também parte do último quarteirão da Rua Adalberto Ferraz, do estacionamento até a junção com a Dr. Lisboa (trecho da Academia Ana Maria) não será permitida a passagem de veículos.