NOTA DE ESCLARECIMENTO
A FUVS – Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, através seu Conselho Diretor interino, vem a público prestar alguns esclarecimentos à população de Pouso Alegre e do Sul de Minas.
• A FUVS não está sob intervenção estadual. Uma decisão judicial considerou ilegais as mudanças feitas no estatuto da Fundação e o Conselho Diretor historicamente nomeado pelo Governador do Estado de Minas Gerais foi interinamente nomeado até nova eleição, respeitando a legislação vigente. O requerimento para garantir o cumprimento da lei foi feito pela Advocacia Geral do Estado ao Poder Judiciário.
• O judiciário designou três representantes sendo dois deles membros natos da Assembleia Geral da Fundação para formar o Conselho Diretor interino: o Superintendente Regional de Saúde, a Superintendente Regional de Ensino e o Chefe do 17º Departamento de Polícia Civil, sob a presidência do primeiro.
• Todos os esforços estão sendo feitos para que nenhum tipo de serviço prestado pelas instituições que fazem parte da FUVS seja prejudicado e para isso contamos com a colaboração de todos os professores, diretores, colaboradores e alunos.
• A FUVS não pertence a uma pessoa ou grupo de pessoas. A FUVS pertence à toda comunidade. Ela foi criada por Lei Estadual que garante a participação de representantes importantes da sociedade civil, militar, religiosa e do poder público nas eleições de seu Conselho Diretor, excluídos pela alteração ilegal do estatuto como Arquidiocese, Polícia Militar, Exército, Policia Civil, ACIPA e representantes do Governo Estadual, entre outros.
Boatos divulgados nas redes sociais têm intuito de retirar a legitimidade da decisão da justiça.
• As bolsas não serão cortadas. Pelo contrário, buscaremos condições para novas bolsas com critérios bem estabelecidos, democráticos e com a transparência necessária.
• Não teremos mudanças impactantes no quadro funcional, apenas aquelas que o Conselho Diretor interino julgar minimamente necessárias para a garantia do bom andamento dos trabalhos, ressalvada motivação de força maior.
• Não existe nenhuma previsão de que o ex-prefeito assuma função na FUVS.
• As informações relacionadas à FUVS serão divulgadas pelos veículos oficiais de comunicação da Fundação ou por meio de nota oficial.
Conselho Diretor Interino da FUVS