IPTU 2017: Em plena crise econômica, o pagamento parcelado do IPTU vai estar 25% mais caro

O prefeito Rafael Simões editou Decreto 4817/17 do IPTU 2017 com o pagamento parcelado em apenas 04 vezes. Com a medida, quem está acostumado a pagar o imposto de forma parcelada, terá que desembolsar 25% a mais, sem contar a inflação.

A população de Pouso Alegre foi pega de surpresa na manhã desta segunda feira com o anúncio do prefeito Rafael Simões de que o IPTU 2017 somente poderá ser parcelado em 04 vezes.

Há muitos anos o IPTU é parcelado em 05 vezes e a população está acostumada a assumir o compromisso desta maneira.

Segundo Maria Raimunda Silva que aluga um imóvel há mais de 15 anos e se planeja sempre para pagar em 05 vezes o imposto “este ano ficará difícil, porque o meu salário é contado e mal dá para o aluguel e alimentação. E agora em menos vezes como vou fazer para pagar, vou deixar de comer?”, questiona a contribuinte.

Para o proprietário de um lote José Silveira “o jeito vai ser deixar sem pagar e ver como é que fica, pois estou desempregado e assim as parcelas vão ficar muito mais altas” e completa “talvez espere o REFIS do ano que vem para pagar com desconto de 90%”.

Com a nova sistemática de cobrança estabelecida pelo prefeito Rafael Simões cada parcela ficará 25% maior do que no sistema anterior, isso sem contar o reajuste da inflação de deve ser de aproximadamente 5%.

É lamentável a falta de sensibilidade política desta administração, que em plena crise econômica com índices estratosféricos de desemprego, ao invés de buscar mecanismos de alento para os contribuintes faz justamente o oposto.