O Senador Aécio Neves que já está envolvido em vários escândalos em Brasília, após a delação de um dos donos da Friboi, que ocasionou a prisão de sua irmã, do seu primo e o seu afastamento temporário do Senado Federal, agora está envolvido em outro problema oriundo de gastos efetuados na época em que era Governador de Minas Gerais, recursos enviados pelo Governo Federal pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Está envolvido no caso o Deputado Federal Bilac Pinto (PR) que foi secretário da pasta. Bilac Pinto (que aparece como recebedor de R$450 mil em doações da JBS e Seara) está entre os mais votados da região e junto com o Senador Aécio Neves são os principais padrinhos políticos do atual prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões.
Bilac Pinto e Aécio Neves apoiaram Simões na guerra judicial travada contra Chico Rafael para conseguir ser candidato, uma vez que não havia consenso dentro do PSDB.
Bilac Pinto que agora aparece constantemente em matérias institucionais da atual gestão como seu grande apoiador, vive um momento de muito desgaste na política, sendo alvo de vários protestos dos trabalhadores, após votar a favor da reforma trabalhista e a favor do Presidente Michel Temer, se posicionando contra o prosseguimento da abertura do processo de cassação. O deputado sul mineiro foi alçado a titular na CCJ, justamente por seu posicionamento contrário a abertura do processo, quando seu partido trocou nada menos do que quatro, dos cinco integrantes a que tinha direito na comissão.
É bom lembrar que ano que vem teremos eleições e que a população está cada dia mais esperta em relação aos atos de seus representantes.