Idosos são desprezados e perdem espaço com a reinauguração da Casa da Cultura

Antigo Centro de Convivência do Idoso foi transformado em Casa da Cultura pela atual administração

Esta semana recebemos a informação de que com a reinauguração da Casa da Cultura Menotti Del Picchia, onde anteriormente funcionava o Centro de Convivência do Idoso, na antiga estação ferroviária, os idosos estão sendo preteridos.

Segundo denúncia, a princípio foi informado que a agenda dos idosos que frequentavam o local diariamente seria mantida sem alterações, mas que aos poucos foram sendo diminuídas, chegando ao ponto de sugerir que as reuniões pudessem ser transferidas para o asilo ou que tais reuniões fossem realizadas na copa.

O centro cultural que possui cozinha, copa, salão, até sala e duas saletas, hoje também abriga a Galeria Artigas que foi transferida do antigo prédio ao lado do Teatro Municipal e que agora recebe visita de alunos das escolas municipais, justamente nos horários em que o grupo de idosos se reúne.

Segundo informações, a última reunião dançante, ocorrida às sextas-feiras na parte da tarde foi realizada no salão principal contra a vontade da superintendente da pasta e os idosos temem que estes encontros terminem por ficar sem o local tradicional.

Nossa equipe conversou com algumas pessoas que frequentam o local e são responsáveis por grupos de idosos que confirmaram as informações e também o temor dos idosos quanto a situação.

Segundo uma dessas pessoas, já foi ventilada inclusive a possibilidade de mandar os idosos, que há mais de 20 anos frequentam o antigo Centro de Convivência para o CEU, instalado na Avenida Perime­tral.

“Para muitos destes idosos, é neste local em que eles se descontraem, jogam bingo e participam da tradicional seresta. O que estamos vendo hoje, com a transformação daquele espaço como novamente Casa da Cultura, os idosos estão sem espaço. Além da exposição de quadros e algumas peças do Museu, agora também estão levando crianças das escolas para visitar o local. Nos foi colocado que tais reuniões só poderiam ser realizadas na copa. Um espaço reduzido para as atividades que são realizadas”, desabafou.