Rafael Simões e a Secretária desrespeitam conquista histórica da Educação municipal

A comunidade escolar de Pouso Alegre considera o processo democrático de indicação dos gestores das escolas municipais uma das principais conquistas da educação municipal nos últimos anos, a democratização possibilitou que funcionários, alunos e pais tivessem a oportunidade de escolher os gestores de sua escola e assim poder participar do desenvolvimento dessas unidades. Com a decisão se encerrou um ciclo em que os Prefeitos escolhiam seus apadrinhados políticos para conduzir as escolas, muitas vezes sem se atentar para perfil do profissional e relacionamento com a comunidade escolar daquela unidade.

Infelizmente a atual administração está se posicionando contra essa conquista histórica da educação municipal e inclusive de maneira equivocada colocou em seu perfil do facebook que o decreto que regulamenta a indicação democrática dos gestores foi revogado no final do ano passado.

Na verdade o que ocorreu é que querendo dar mais garantias para ao processo de indicação democrática, foi enviado pelo Prefeito Perugini um projeto de lei para regulamentar o processo, sendo que com a aprovação da mesma, automaticamente o decreto estaria revogado. Mas o projeto de lei foi rejeitado pelos vereadores, dessa forma o decreto continua tendo validade.

Independente disso é lamentável esse retrocesso na escolha dos gestores, o processo de indicação democrática é a demonstração mais clara que um Prefeito pode sinalizar para a população que está mesmo de fato preocupado com o desenvolvimento dessas unidades escolares.