Prefeitura aperta fiscalização sobre transporte coletivo, mas reclamações continuam

A Prefeitura divulgou nota quinta-feira (23) uma nota onde afirma que já vem adotando uma série de medidas para intensificar a fiscalização sobre o serviços prestados pela empresa Princesa do Sul, detentora da concessão do serviço de transporte coletivo na cidade. “A fiscalização, já iniciada desde o início do ano por determinação do prefeito Rafael Simões, vai desde o cumprimento dos horários de saída e chegada dos ônibus nos pontos, até a instalação e manutenção de abrigos para os usuários do transporte coletivo urbano”, informa a nota.

Conforme o diretor do Departamento de Trânsito Marcos Paco, na semana passada foi protocolado na sede da empresa um pedido de informações gerais, entre estas um relatório completo constando todas as linhas de ônibus e os respectivos horários de saída e chegada. “Através desse relatório vamos estabelecer uma fiscalização no cumprimento dos horários”, diz Marcos Paco.

A implantação de novos pontos e aumento do número dos já existentes também está sendo analisada. Melhoria nos abrigos também é uma reivindicação antiga dos usuários do sistema de transporte e está previsto em contrato.

Apesar das medidas que já vem sendo tomadas desde a última gestão, as reclamações por parte dos usuários continuam e são praticamente as mesmas: Atrasos constantes nos itinerários, ônibus deixam de cumprir o horário em determinados bairros, motoristas e cobradores trabalhando em nível de estresse elevado e quebra constante de ônibus são algumas das reclamações da população.

Contrato

O contrato da Viação Princesa do Sul com o município vai até o primeiro semestre de 2018. Porém, uma fiscalização mais rígida da prefeitura deve expor falhas que comprometam o cumprimento das normas contratuais e, assim, a empresa poderá sofrer sanções que, inclusive, a poderão impedi-la de participar de novas licitações.