A obra de duplicação da ponte sobre o Rio Sapucaí Mirim colaborou com a segurança do trecho que recebia constantes reclamações da população local e consequentemente reduziu o número de acidentes que acontecia no local
O número de acidentes no trecho da ponte sobre o Rio Sapucaí Mirim, na BR-459, em Pouso Alegre, reduziu após a obra de duplicação, que foi concluída em 2013. A ponte, que fica ao lado do bairro Belo Horizonte e faz a ligação com a Rodovia Fernão Dias, era considerada um trecho perigoso, principalmente pelos moradores da região.
O empresário Antônio César Tirelli possui comércio no bairro Belo Horizonte há mais de 20 anos. Ele sempre passou pelo trecho e relata que após a duplicação da ponte não ouviu falar de acidentes. “Antes era muito comum ter acidentes nesse trecho, muitos ciclistas e trabalhadores que passavam a pé foram atropelados, inclusive com vítimas fatais. Após a duplicação da ponte e criação da passarela não ouvi mais falar de acidentes nesse trecho. Essa obra foi uma conquista e garantia de segurança para gente que sempre passa por aqui”, afirma o empresário.
A obra recebeu recursos do Governo Federal de cerca de R$ 4 milhões e consistiu na construção de uma nova ponte, na restauração da antiga e na criação de passagens para pedestres protegidas por barreiras de concreto. Na época, a obra foi colocada na pauta do Ministério dos Transportes por meio do deputado federal Odair Cunha, atual secretário
de Estado de Governo.
Além de segurança, a obra melhorou o fluxo de veículos no local. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, em 2016, o trecho registrou apenas oito ocorrências e nenhuma com morte. Outro fator apontado para a redução dos acidentes é a instalação de radares entre os quilômetros 104 e 108 da BR-459.
“É gratificante ver que a obra de fato trouxe mais segurança para os pedestres e motoristas que trafegam pelo local. Aquele trecho sempre foi local de muitos acidentes e sempre recebi pedidos para que alguma providência fosse tomada. Na época, em 2010, consegui trazer o Ministro dos Transportes para verificar a importância da obra para nossa região. Já em 2012, as obras foram iniciadas e inauguradas. Hoje a obra propicia mais segurança e tranquilidade aos moradores e motoristas”, reforça o deputado Odair Cunha.