Após reclamação dos comerciantes locais, a obra iniciada pela Copasa na última semana na Avenida Vereador Antônio da Costa Rios, no bairro São Geraldo, teve seu prazo reduzido de 30 para 15 dias. A empresa aumentou a equipe de trabalhadores na intervenção na rede coletora de esgoto, que deu origem a obra e em apenas quatro dias, a concessionária entregou a obra.
Desde segunda-feira (20), o trecho da avenida ficou interditado. Quem tem estabelecimento no local não gostou. Reclamou que o período seria muito longo, podendo acarretar em perdas de até 40% em seus negócios.
Caça-esgoto
A Prefeitura incluiu a obra do São Geraldo em uma série de intervenções que vão integrar a “Operação Caça-esgoto”. A ação começou com o mapeamento de lançamentos do resíduo a céu aberto em diversos pontos da cidade. Eles serão, agora, reconduzidos às redes coletoras.
Retorno de esgoto
A obra em curso na Avenida Vereador Antônio da Costa Rios tenta por fim ao retorno de esgotos às residências e na várzea, em dias chuvosos. Três intervenções serão feitas no local, a primeira já em andamento na Avenida Vereador Antonio da Costa Rios, onde, a uma profundidade de cerca de cinco metros, passa a rede coletora. Ali, foi identificada uma obstrução na tubulação, que provocava o retorno do esgoto despejado na várzea da área do Dique II. Esta rede recebe todo esgoto coletado no bairro São Geraldo (lado direito sentido inverso ao Centro) e ainda dos bairros Costa Rios, Cruzeiro e Canadá.
As obras no bairro São Geraldo incluem mais duas intervenções no trajeto em direção à rede interceptora, porém em ruas laterais, fora do traçado da Av. Vereador Antonio da Costa Rios, não havendo mais necessidade de operar na avenida principal, com grande transtorno para o comércio e o trânsito, informa a Copasa.
A próxima etapa da “operação caça esgoto” será na Av. Pinto Cobra (Perimetral), na Rua Policarpo R. Cunha, próximo ao trevo da Rodovia Ayrton Senna e concessionária Honda Migoto. Os trabalhos serão iniciados tão logo sejam concluídas as etapas no bairro São Geraldo.
No final desta quinta-feira, 23, o trecho interditado da Avenida Ver. Antonio da Costa Rios já havia sido liberado e o tráfego voltado ao normal.